GD Chaves “B” derrota Vilaverdense FC e reassume liderança do Campeonato de Portugal

A formação “B” do Grupo Desportivo de Chaves, liderada por Carlos Guerra, venceu este domingo, dia 5 de outubro, o Vilaverdense FC, por uma bola a zero, no Complexo Desportivo Francisco Carvalho. Rúben Gonçalves, com um remate de fora de área, apontou o único golo do encontro.

Apesar da primeira oportunidade de golo do encontro pertencer aos vilaverdenses (2´) – na sequência de um lançamento de linha lateral, José Embalo cabeceou para defesa apertada de Thiago Pereira, e na recarga Rafa Miranda falhou o alvo - foi a equipa da casa quem tomou, desde cedo, conta da partida.

A resposta flaviense não tardou em surgir e num espaço de dois minutos (4´e 6´) o poste e a barra evitaram dois golos do Desportivo de Chaves.

No seguimento de um contra-ataque conduzido por Prince Otumba, o também congolês Victoire Ushindi, a passe de Rúben Gonçalves, atirou ao poste da baliza defendida por Daniel Santos.

Dois minutos depois, Prince Otumba tentou a sua sorte com um remate de muito longe, mas a bola acabou por embater na barra.

À passagem da meia hora de jogo, o guardião flaviense, Thiago Pereira, foi, novamente, colocado à prova, tendo o mesmo respondido positivamente ao remate de fora de área de João Querido.

Aos 36 minutos, o já amarelado Bantchoe Mendonça travou Divin Muteba em falta e recebeu, da árbitra Sara Alves, o segundo cartão amarelo e sucessivo vermelho.

O emblema flaviense não tardou em aproveitar a vantagem numérica que detinha e adiantou-se no marcador ainda na primeira parte (41´). Após aproveitar um ressalto à entrada da área, Rúben Gonçalves encheu o pé e disparou um remate indefensável ao ângulo da baliza de Daniel Silva.

Em vantagem numérica e no marcador, o conjunto “B” dos “Valentes Transmontanos” soube gerir as rédeas do jogo, tornando os últimos 45 minutos de sentido único.

À passagem da hora de jogo, o extremo de 19 anos, Fabinho, ficou próximo de dilatar a vantagem flaviense, depois de um remate em arco à entrada da área que acabou por passar a rasar o poste da baliza vilaverdense.

Antes do término do encontro (84´), Gonçalo Cadete, lateral ex-Vitória SC, ficou próximo de consumar o 2-0 ao atirar, com um remate de fora de área, a bola à barra.

Com este triunfo, a turma de Carlos Guerra subiu ao topo da tabela classificativa da Série A do Campeonato de Portugal, com 13 pontos somados, em seis jogos disputados.

A formação “B” azul-grená enfrenta nova pausa competitiva e só regressa à ação no dia 26 de outubro, às 15h, para enfrentar, no Estádio Municipal de Celorico de Basto, o CD Celoricense.

Diogo Batista
Fotos: GD Chaves