Eurocidade Chaves-Verín inaugura esculturas de boas-vindas ao território da água

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Eurocidade Chaves-Verín inaugurou, esta quinta-feira, 26 de dezembro, duas esculturas que dão as boas-vindas ao “Território da Água”.

A inauguração oficial foi levada a cabo esta quinta-feira, onde estiveram presentes o Presidente da Câmara de Verín e Diretor da AECT Eurocidade Chaves-Verín, Gerardo Seoane e o Presidente da Câmara Municipal de Chaves e Presidente da Eurocidade, Nuno Vaz, que se fizeram acompanhar pelos Vereadores e Deputados da Assembleia Geral do organismo transfronteiriço, bem como por Pablo Rivera, Diretor Executivo da entidade.

Segundo esta Eurocidade, as duas esculturas estão localizadas de forma estratégica, “uma na rotunda de saída da autoestrada em Verín e outra na antiga alfândega fronteiriça em Chaves, ao longo da estrada nacional que liga os dois municípios”.

Carlos Lorenzo é o autor destas duas esculturas gémeas, que segundo a Eurocidade Chaves-Verín, “simbolizam a união dos dois municípios que foram a primeira Eurocidade da Península Ibérica, criada há mais de 15 anos.”

Em nota enviada à imprensa, esta organização refere-se às duas esculturas, “como um símbolo do património termal e cultural que caracteriza esta Eurocidade, conhecida pelas suas numerosas nascentes de águas termais”. Ao longo desta nota é referido que, “durante a noite, as peças ganham vida com uma iluminação especial que realça a onda em tons de azul, evocando a água como elemento central desta região”.

Estas duas esculturas foram realizadas em granito e aço corten, cada uma tem 5,500 kg, 2,40 metros de altura, 3 metros de comprimento e 60 centímetros de largura.

Texto: Diogo Batista

Fotos: Eurocidade Chaves-Verín


Partilha Facebook-
27/12/2024

Sociedade

partilha facebook