Bloco de Esquerda recomenda a suspensão dos processos de mineração previstos para a região

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo, a suspensão imediata da prospeção e/ou exploração de lítio na serra da Argemela, Boticas, Montalegre e Lixa.

Numa nota enviada às redações pelo Bloco de Esquerda (BE) Vila Real, o Grupo Parlamentar do BE apresentou um projeto de resolução para a suspensão dos processos de mineração no concelho de Boticas e de Montalegre. 

O Bloco considera que é necessário suspender o “megaprocesso” de mineração no país, na serra da Argemela, Boticas, Montalegre e Lixa.

“É necessário parar para ouvir as preocupações das populações, dos ambientalistas, dos representantes eleitos locais e dos especialistas. É necessário suspender o processo para que se possa reavaliar o impacto cumulativo de toda a área passível de ser minerada, bem como para estudar e introduzir alterações à legislação das minas que proteja o ambiente, mas também a economia e o interesse público”, destaca o partido no projeto resolução.

Nos moldes atuais, o plano de mineração é, para o Grupo Parlamentar do BE “uma transferência de riqueza de atividades económicas tradicionais, de turismo, da agricultura para uma nova atividade mineira”, pelo que consideram ser “necessária uma nova política nacional e europeia de mobilidade”. 

O projeto de resolução será discutido e votado na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, na Assembleia da República.

Sara Esteves

Foto: DR

 


Partilha Facebook-
26/09/2024

Sociedade

partilha facebook