Ministra da Saúde elogia profissionais, mas rejeita estabelecer cronograma para resolver problemas do hospital

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, elogiou na sexta-feira o trabalho dos profissionais do Hospital de Chaves, numa visita a esta unidade hospitalar, onde a governante jantou com os trabalhadores depois de um convite que diz ter aceite “mal tomou posse para este novo Governo”.

A visita, no âmbito do Plano de Resposta Sazonal em Saúde para o período de inverno, ficou ainda marcada pela inauguração da nova sala de TAC, pelo reconhecimento ao presidente cessante da ULS Trás-os-Montes e Alto Douro, Ivo Oliveira. 

Durante a visita ao Hospital de Chaves, que iniciou pelas urgências pediátrica e de adultos, a ministra da Saúde destacou o esforço dos profissionais de saúde numa fase que considerou “exigente” do ponto de vista assistencial, sublinhando que a época de maior pressão chegou este ano mais cedo, com o aumento da circulação de vírus respiratórios em Portugal e em toda a Europa.

“A principal razão para aqui estar é agradecer aos profissionais de saúde pelo trabalho extraordinário que desenvolvem, num contexto particularmente exigente”, afirmou Ana Paula Martins, sublinhando que os planos de inverno “não se fazem apenas no papel”, mas sobretudo no terreno, junto das equipas que garantem a resposta diária aos utentes.

A governante referiu que, apesar das limitações de recursos e da necessidade de gestão à escala nacional, considera fundamental que a tutela esteja presente nos hospitais para reconhecer o esforço que “nem sempre está refletido nos relatórios”. 

Na mesma intervenção, a ministra deixou palavras de reconhecimento ao presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Trás-os-Montes e Alto Douro, Ivo Oliveira. 

A ministra destacou ainda o esforço de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), referindo que a taxa de execução passou de valores residuais para mais de 22%. 

A visita incluiu a inauguração da nova sala de TAC do hospital, com novo equipamento de Tomografia Axial Computorizada, um investimento considerado relevante para melhorar o acesso ao diagnóstico. 

Ana Paula Martins salientou também a cooperação institucional com o município de Chaves, liderado por Nuno Vaz, destacando a disponibilidade manifestada pelo autarca para colaborar em soluções que reforcem os cuidados de saúde. 

“Podemos não concordar sempre em tudo, mas há algo essencial em que estamos de acordo: queremos que a população seja bem servida”, afirmou, depois do autarca, durante a visita à urgência pediátrica, ter solicitado respostas concretas para os constrangimentos do Hospital de Chaves, reconhecendo que a ministra da Saúde não assume cronogramas para a resolução dos problemas identificados.


Sara Esteves 

Fotos: Carlos Daniel Morais


Partilha Facebook-
22/12/2025 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

Sociedade

partilha facebook