Músicos das Bandas de Chaves e alunos da Academia de Artes premiados no Concurso Internacional de Sopros

Cinco músicos da Banda Musical de Loivos, da Banda Musical de Torre de Ervededo, de Outeiro Seco e alunos da Academia de Artes de Chaves foram galardoados na 16ª edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopros que decorreu de 07 e 12 de julho em Oliveira de Azeméis.

O músico António Pereira da Banda Musical de Loivos e aluno da Academia de Artes de Chaves foi galardoado com o 1º Prémio em Trombone e foi ainda distinguido com o título de Vencedor Absoluto do escalão infantil, distinção atribuída ao candidato com a pontuação mais alta de todos os candidatos no referido escalão.

Já o músico Vasco Gonçalves foi galardoado com o 2º Prémio (1º não atribuído) no Escalão Sénior. Este músico tem sido uma presença assídua nos concursos e tem alcançado vários prémios de prestígio, disse a Banda de Loivos.

Também José Pedro Martins, da Banda Musical Torre de Ervededo, Simão Gonçalves da Banda de Outeiro Seco e Guilherme Gonzaga, da Banda Musical Torre de Ervededo, e alunos da classe de Eufónio da Academia de Artes de Chaves foram galardoados com o 3º Prémio no Escalão Juvenil – Eufónio, com o 2º Prémio no Escalão Juvenil – Eufónio, e com o 3º Prémio no Escalão Infantil, respetivamente.

Este concurso, organizado em parceria entre a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a Academia de Música, reúne músicos de vários países. 

Segundo a organização, o concurso divide os concorrentes por escalões etários (infantil, juvenil, júnior e sénior) e avalia critérios como sonoridade, execução técnica, afinação, interpretação e personalidade artística. 

 

Sara Esteves

Fotos: Banda Musical de Loivos e Academia de Artes de Chaves


Partilha Facebook-
15/07/2025

Cultura

partilha facebook