Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso regista um aumento de visitantes

Segundo a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) foram mais de 14 mil os turistas que, no ano de 2024, visitaram o Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso (PTAT).

O Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso, infraestrutura que serve os seis municípios do território (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar) e que abriu portas em setembro de 2020, recebeu em 2024 mais de 14 mil visitantes, de acordo com a CIMAT. Este número representa um incremento de cerca de 17% face ao ano de 2023.

“Os três meses de maior afluência foram julho (2075 visitantes), agosto (2701 visitantes) e setembro (1726 visitantes)”, explicou a CIMAT.

Em comunicado esta Comunidade Intermunicipal explica que 57,7% das pessoas que visitaram o PTAT foram portugueses, seguindo-se 20,9% de turistas espanhóis e 9,9% oriundos de França. A CIMAT registou, ainda, turistas provindos do Reino Unido, Países Baixos, Alemanha e do Brasil. O turista que visitou o PTAT durante o ano de 2024, procurou, maioritariamente, os produtos turísticos: Cultural (53,1%), N2 (27,3%) e Termal (3,8%).  A faixa etária predominante foi a dos 40-50 (40,9%), seguida da dos mais de 60 anos (38,2%).

A CIMAT explica que para além de procurar informação turística sobre o território, alguns destes visitantes foram também motivados “pelas duas dezenas de atividades realizadas ao longo do ano, a saber: Promoção Feira do Fumeiro de Montalegre; Promoção da Feira Gastronómica do Porco de Boticas; Exposição “Tradições Carnavalescas da Região do Alto Tâmega e Barroso; Promoção da Feira dos Sabores de Chaves; Exposição “Água & Páscoa” da Casa Museu dos Candeias; Exposição “Dreams Up Chaves”; Promoção Festival Entre Curtas; Promoção do Concurso de Saltos Internacional de Pedras Salgadas; Exposição de Arte Contemporânea - Hélène Rottier e Jorge Espanha; Promoção Aqua Wine Fest; Mês “Águas do Alto Tâmega e Barroso”; Exposição ‘Entre o Rio e a Arte’ – Kina Barbosa; Festival N2; Promoção da Festa das Colheitas - Covas do Barroso; Exposição “Caminho Cultural de Cabril”; Dia Mundial do Turismo; Promoção do Evento Aldeia Assombrada em Vilar de Perdizes; Semana Promocional Feira da Castanha Judia – Valpaços; Magusto PTAT; Exposição de “Postais de Natal” da Casa Museu dos Candeias”.

A par das atividades realizadas dentro do PTAT, a Região foi, ainda, promovida em várias feiras nacionais e internacionais com o stand da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), como: Feira Gastronómica do Porco de Boticas, Feira do Fumeiro de Montalegre, Feira dos Sabores de Chaves, Bolsa de Turismo de Lisboa, Xantar – Feira Internacional de Turismo Gastronómico em Ourense e Feira Internacional de Turismo do Interior em Valladolid.

A CIMAT refere que em 2025, além da presença em feiras estará também presente na Feira Internacional de Turismo em Madrid, de 22 a 26 de janeiro, e na XXV Feira do Folar de Valpaços.

De acordo com o INE e o Turismo de Portugal, ao longo dos últimos anos, o território do Alto Tâmega e Barroso tem registado um aumento da procura turística, em linha com o também registado no PTAT, “o que reflete o trabalho de concertação levado a cabo pelos seis municípios em prol desta Região”, termina por dizer em comunicada a CIMAT.


Foto: CIMAT


Partilha Facebook-
07/01/2025

Sociedade

partilha facebook