Vila Pouca de Aguiar beneficia de apoio da CCDRN para se recuperar dos incêndios

A autarquia de Vila Pouca de Aguiar faz parte dos 12 municípios que vão receber um apoio de dois milhões de euros, oriundo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), para reconstruir equipamentos públicos que foram destruídos pelos incêndios de setembro.

A cerimónia de assinatura dos contratos de auxílio financeiro decorreu, esta segunda-feira, dia 30 de dezembro, nas instalações da CCDRN Norte, com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

 

Em comunicado, a CCDRN explica que estes contratos se “destinam à reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos públicos municipais que foram destruídas na sequência dos incêndios rurais de setembro deste ano, implicam o financiamento total de dois milhões de euros”.

 

Para Manuel Castro Almeida, este apoio trata-se de uma indemnização às “autarquias locais pelos prejuízos que elas próprias tiveram na ocasião dos incêndios”, acrescentou ainda que, “este apoio é para indemnizar a perda de equipamentos municipais, carros ou edifícios que arderam e estações de tratamento de águas ou estações de tratamento de esgotos que estavam no meio da floresta e que arderam”.

 

Pedidos de apoio para casas afetadas tem prazos alargados até final de março 

 

Durante a cerimónia de assinatura dos contratos com os municípios, o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial da CCDRN anunciou que o prazo das candidaturas será alargado até ao final de março.

 

Manuel Castro Almeida, Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, em relação aos apoios à habitação, comunicou que “o prazo das candidaturas será alargado, até final de março, para que os proprietários de casas e fábricas atingidas pelos incêndios de setembro possam aceder aos apoios financeiros”.

 

Também presente na cerimónia, António Cunha, Presidente da CCDRN Norte, referiu que para além destes apoios, já foram transferidos, “2,1 milhões de euros para 665 agricultores. Até hoje recebemos 1467 candidaturas, sendo que 910 recebidas até novembro estão todas processadas”.

 

Texto: Diogo Batista

Foto: CCDRN Norte


Partilha Facebook-
31/12/2024

Sociedade

partilha facebook