Alunos da Secundária Dr. António Granjo vivem semana inesquecível em Amesterdão

Na semana de 8 a 14 de dezembro, os alunos Francisco Peixoto, Mariana Alves, Martinho Vieira, Filipe Fernandes, Bruna Freitas e Matilde Almeida, acompanhados pelos professores Miguel Almeida (Coordenador) e Maria José Almeida reuniram-se em Amesterdão para a 5ª mobilidade educativa e cultural, no âmbito do Projeto Erasmus+, “Together We Thrive”.

A semana na capital dos Países Baixos foi organizada pelo Cartesius Lyceum e combinou atividades pedagógicas, workshops criativos e visitas culturais, promovendo a interculturalidade e o trabalho colaborativo entre jovens parceiros holandeses, portugueses (Chaves) e alemães (Bad Harzburg).

As famílias de acolhimento holandesas receberam a equipa portuguesa no Aeroporto de Schiphol, onde o primeiro impacto, segundo a equipa portuguesa, foi a rede “moderna e organizada” de transportes que os levou ao centro da cidade. “Chegados aí o mais marcante foi a omnipresença das bicicletas que circulam em grande velocidade pelas ruas de Amsterdão: cerca de 400.000 serpenteiam a cidade dos canais, por mais de 15.000kms de vias exclusivas para bicicletas”. 

A semana começou com uma “calorosa receção” na escola, com atividades de socialização, integração e dinâmicas de grupo, ice-breaking e uma visita pelas suas instalações. A escola holandesa, que proíbe o uso do telemóvel em todo o campus escolar, potenciou múltiplas atividades de Digital Detox para aproximação e comunicação dos alunos, limitando a dependência dos jovens aos écrans. 

Na visita ao espaço icónico do Museu Van Gogh,todos os participantes tiveram a oportunidade de analisar os autorretratos do famoso pintor, explorando as cores, texturas, técnicas de pintura e os estados de espírito refletidos nas suas obras, “um exercício que preparou o terreno para as atividades criativas subsequentes”. Nos dias seguintes, os alunos em grupos multilingues internacionais, puderam dar azo à sua criatividade nos workshops de pintura e expressão pessoal (autorretrato); nas atividades recreativas da Pista de Patinagem no gelo Jaap Eden Ice Rink; no EyeFilm Museum alunos e professores realizaram as suas próprias curtas-metragens e aprenderam técnicas de storytelling e produção audiovisual; seguiu-se a oficina de graffiti no Street Art Museum, que possibilitou a todos pegar em latas de spray e experimentar a arte urbana. 

Apesar do tempo cinzento, frio e sem sol, a cidade de Amsterdão encheu-se de milhares de luzes natalícias que a todos envolveu durante o Amsterdam Light Festival, “proporcionando uma experiência visual inesquecível através das instalações artísticas luminosas que adornam a arquitetura e os canais em seu redor.

Os alunos dos vários países puderam também reviver muitos dos jogos tradicionais do tempo dos nossos avós e vários jogos de tabuleiro, sem recurso a tecnologias”. A semana culminou com debates e apresentações sobre as experiências pessoais dos alunos em Amesterdão e o confronto das diferenças culturais de cada país participante. 

Ainda houve tempo para um passeio de barco pelos canais de Amesterdão e a visita imperdível à Casa de Anne Frank, um dos edifícios mais significativos da história da cidade. Ali, viveram escondidos Anne Frank e sua família durante a invasão nazi, acontecimentos retratados no seu diário, mundialmente famoso.

O projeto Erasmus “promoveu, uma vez mais, o modo como a educação além-fronteiras pode transformar vidas, criando pontes entre culturas e preparando jovens para um futuro global e inclusivo. Amesterdão, com a sua rica história e atmosfera vibrante, foi o cenário perfeito para esta celebração do potencial humano”, revelou a escola.

Texto: Sara Esteves
Fotos: DR


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23/12/2024

Sociedade

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