Festa da Literatura de Chaves encerrou em Vilarelho da Raia

A VIII Festa da Literatura de Chaves (FLIC) teve a sua sessão de encerramento na Associação Desportiva e Cultural de Vilarelho da Raia no dia 29 de novembro, sexta-feira.

Quase centena e meia de pessoas assistiram ao culminar do extenso programa da FLIC, acontecimento com doze mesas de trabalho por onde passaram quase meia centena de intervenientes dos quais cerca de trinta escritores. Participaram ainda doze artistas plásticos e quatro grupos musicais.

De realçar que, este ano, passaram pela FLIC VIII cerca de mil e duzentas pessoas, que assistiram aos seus trabalhos e cento e vinte intervenientes incluindo os elementos dos grupos de música.

Do encerramento a organização da FLIC destaca “a cerimónia evocativa do resistente, professor Silvestre Dias Videira com intervenções sobre o seu percurso de vida dos seus netos professores Arnaldo Videira e Maria Luísa Silvestre Carvalho e ainda, do professor José Carlos Sanches que deram nota do seu percurso de vida enquanto opositor ao Estado Novo”.

Sobre o 25 de abril na raia foram oradores Ernesto Salgado Areias, cuja intervenção versou sobre o Estado Novo e os acontecimentos que precederam Abril, e João Madureira sobre o depois da Revolução.

A cerimónia terminou com a Tuna da Universidade Sénior e Grupo de Cantares de Vilarelho em palco depois das respetivas atuações.

Concluiu a sessão, o Presidente da Junta de Freguesia de Vilarelho da Raia, Fernando de Jesus, que agradeceu aos presentes a sua participação e ao Rotary Club de Chaves a cooperação com a Associação local e a presidente do Rotários, Emília Nogueira, que manifestou o seu agrado pelo sucesso da FLIC VIII, tendo destacado o trabalho de  todas as instituições envolvidas, designadamente do Estabelecimento Prisional, do Regimento de Infantaria nº19, da Escola Profissional e do Centro de Formação Profissional além da Universidade Sénior e da Via XVII – Grupo de Artes e Letras. Destacou também o trabalho e empenhamento dos associados do Rotary Club de Chaves e da Comissão Executiva em benefício da cultura e das populações.

Por fim, aludiu à presença da deputada Edite Estrela, de Carlos Magno e à participação do escritor Domingos Lobo além de muitos outros da região de todos conhecidos.

A próxima edição da FLIC deverá decorrer de 22 a 25 de outubro.



Partilha Facebook-
03/12/2024

Sociedade

partilha facebook