Projeto, de alunos de Chaves, de mitigação do impacto da vespa asiática vence Concurso Nacional de Inovação na Escola

A entrega dos prémios decorreu no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa e contou com a presença de cinco membros do grupo de seis alunos, do professor Jorge Teixeira e do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.

O Projeto SOL (Save Our Lives) de um grupo de alunos do 10º ano da Escola Secundária Dr. Júlio Martins em Chaves venceu na segunda-feira, 22 de abril, o Concurso Nacional de Inovação na Escola 2024, na categoria Ensino Secundário, da Agência Nacional de Inovação (ANI).

O projeto de mitigação do impacto da vespa asiática na comunidade escolar e no território está a ser desenvolvido por este grupo de estudantes que criou armadilhas ecológicas, para capturar esta praga, e ainda uma harpa elétrica, inovadora, para apiários. Os alunos criaram, até ao momento, dois protótipos ecologicamente sustentáveis: armadilhas que impedem a entrada da vespa cabro (espécie autóctone/ não é ameaça) e com escapatórias para outros insetos e ainda, um modelo didático de harpa elétrica com sistema de limpeza automática.

A iniciativa, dos alunos e do professor, começou a ser implementada em fevereiro, época em que, de acordo com o ciclo de vida da vespa asiática, as vespas rainhas emergem do seu lugar de hibernação e constroem um ninho primário.

Todos os vencedores, nas diferentes categorias, foram premiados com um bilhete família para visitar o Pavilhão do Conhecimento, assim como um equipamento tecnológico. A equipa vencedora da categoria do Ensino Secundário/Profissional, da Escola Secundária Dr. Júlio Martins em Chaves, terá a oportunidade de integrar um estágio no programa Ciência Viva no Laboratório.

 

O projeto pode ser conhecido através da reportagem do Canal Alto Tâmega: https://www.youtube.com/watch?v=dCIH6CrUlVM


 


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23/04/2024 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: DR Fotos: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

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