Juniores flavienses vencem Paços de Ferreira em jogo de ‘loucos’

Os Sub-19 do Grupo Desportivo de Chaves, em jogo a contar para a nona jornada da Primeira Divisão do Campeonato Nacional Sub-19, Zona Norte, Fase de Manutenção, recebeu e derrotou o Futebol Clube Paços de Ferreira por cinco bolas a três.

Ainda com alguns adeptos a entrar no Complexo Desportivo Francisco Carvalho, ao minuto três, através de um pontapé de canto cobrado por Carlos Pedrosa, o defesa central João Vale, jogador mais alto em campo, aproveitou a sua estatura e de cabeça inaugurou o marcador.

 

A resposta flaviense não tardou em surgir e apenas oito minutos depois, Prince Otumba em grande destaque, após uma grande arrancada assistiu Sandro Viegas, que sem marcação dentro de área, estabeleceu o empate na partida.

 

Após o golo do empate, o conjunto comandado por Carlos Guerra tomou conta do jogo e estava muito perto de chegar ao segundo golo. Em cima da meia hora, Jailton Mundo com um grande passe, isolou Prince Otumba, o avançado congolês no cara a cara com o José Monteiro, permitiu a defesa ao guardião pacense.

 

Face ao grande ímpeto ofensivo flaviense, o segundo golo não demorou em aparecer, aos 32 minutos, na sequência de um lance de insistência dentro de área visitante, José Monteiro ainda conseguiu negar o golo por diversas vezes, mas à quinta tentativa, Vicente Abreu bateu o guardião dos castores e colocou os “Valentes Transmontanos” em vantagem na partida.

 

Logo após o golo, a formação visitante ainda tentou responder, excelente passe de Davi Barbosa a isolar o seu companheiro de equipa Guga, valeu Tomás Gomes, com uma grande mancha a manter a vantagem no marcador, resultado que se manteve o mesmo até ao apito para descanso.

 

No regresso para a etapa complementar, logo no minuto inicial, Sandro Viegas aproveitou um mau passe do guardião pacense e recuperou a bola dentro de área, fintou o defesa central adversário e apenas com José Monteiro pela frente, colocou a equipa da casa a vencer por três bolas a uma.

 

Frente a um Desportivo de Chaves que se acomodou com a vantagem de dois golos, o técnico Marco Paiva ‘puxou os cordelinhos’ e procedeu a várias alterações, que alteraram a toada do jogo.

 

Aos 67 minutos, o domínio pacense deu resultado, numa grande incursão ofensiva do lateral Carlos Alberto, o jovem defesa esquerdo com um excelente cruzamento descobriu Diogo Freitas, o médio não hesitou e reduziu a vantagem flaviense para 3-2.

 

Em grande fulgor, apenas dois minutos depois, o conjunto visitante conseguiu chegar ao empate, novamente através de uma jogada pela ala, desta vez pela direita, novo cruzamento dentro de área flaviense, Louis Djobo de cabeça fez o golo do empate.

 

Após ver a sua vantagem de dois golos cair por terra, o conjunto azul-grená retomou as suas investidas ofensivas e aos 77 minutos voltou a ficar na frente do marcador. O recém entrado Rodrigo Silva, aproveitou um novo erro defensivo, desta vez de João Vale e no cara a cara com o guardião dos castores fez o quarto golo flaviense na partida.

 

Depois de conseguir recuperar do susto e voltar a estar à frente no marcador, em cima do minuto 90, a vantagem flaviense voltou a ficar em ‘xeque’, o avançado Kevin Makinde é derrubado dentro de área, com o árbitro a assinalar grande penalidade, o mesmo assume a responsabilidade de cobrar o castigo máximo. Em excelente oportunidade de garantir o empate, Kevin não foi capaz de bater Tomás Gomes, que adivinhou o lado e com uma grande defesa negou o golo pacense.

 

Já em tempo de descontos, no minuto 97, quando os adeptos não estavam à espera de mais emoção, Mutaro Sila assinou o golo da tarde. Na sequência de um livre direto a cerca de 35 metros da baliza, o defesa de 18 anos com um remate cheio de colocação e força, ampliou a vantagem flaviense e encerrou as contas do marcador em vitória caseira por cinco bolas a três.

 

Este resultado permitiu ao conjunto azul-grená permanecer no terceiro lugar da tabela classificativa, posição que garante a permanência na Primeira Divisão do Campeonato Nacional de Juniores.

 

O próximo jogo dos juniores do Desportivo de Chaves tem data marcada para dia 27 de abril, no reduto do Boavista FC, a contar para a décima jornada.

 

Texto e Fotos: Diogo Batista  


Partilha Facebook-
22/04/2024

Desporto

partilha facebook