Projeto quer reativar o turismo interno e os territórios rurais através do Caminho de Santiago

Territórios por onde passa o Caminho de Santiago serão alvo de ação para reativação do turismo.

Liderado pela Fundação Caminho Lebaniego o projeto de cooperação transnacional pretende reativar o turismo interno e os territórios rurais, tendo como eixo o Caminho de Santiago, disse na sexta-feira, 2 de fevereiro, o município de Vila Pouca de Aguiar.

A iniciativa desenvolve-se no âmbito do programa europeu Interreg Sudoe, com um orçamento de cerca de um milhão e meio de euros, financiado em 75% pelo Interreg, e conta com a participação de oito entidades de Espanha, França e Portugal.

O ‘Ultreia_Sudoe’ pretende traçar uma estratégia que possa ser partilhada por todos os Caminhos do espaço SUDOE, ou seja, do Sudoeste Europeu, desde a identificação dos recursos materiais e imateriais, bem como a capacidade produtiva artesanal, criativa e agroalimentar. “Uma vez identificadas as potencialidades dos Caminhos nesta área, o passo seguinte será aproximá-las dos peregrinos, turistas e da população do território”, lê-se em nota divulgada pela autarquia aguiarense.

“Outro desafio é garantir que cada ação seja sempre realizada com respeito, consciência, autenticidade, sustentabilidade e compromisso com os valores essenciais do Caminho. Só assim se conseguirão territórios rurais mais ativos, dinâmicos e resilientes, com maiores possibilidades de empreendedorismo”.

“Ultreia” resulta numa expressão latina documentada como uma saudação entre os peregrinos e que poderia ser traduzida como “Vamos mais longe” ou “Vamos em frente”.

Para o lançamento de cada uma das ações, e segundo o município, serão criados pólos ou grupos de trabalho específicos, o que permitirá também a manutenção dos trabalhos após o término do projeto em 2026.

A iniciativa é liderada pela Fundação Caminho Lebaniego, que contará com o apoio de outras entidades espanholas como a Associação de Municípios do Caminho de Santiago Francés, a associação Amica, a Fundação Santa María la Real ou a Sociedade Gestora do Plano Jacobeo para o seu desenvolvimento. O consórcio é completado por outros três parceiros de França e Portugal: Agência Francesa dos Caminhos de Santiago de Compostela, Município de Vila Pouca de Aguiar e Universidade NOVA de Lisboa

O projeto europeu ULTREIA-Sudoe realizou a sua primeira reunião de trabalho na localidade de Jaca, em Huesca.


Partilha Facebook-
05/02/2024 Foto: CM Vila Pouca de Aguiar

Sociedade

partilha facebook