Fatura do gás natural vai aumentar em janeiro

A fatura do gás natural vai aumentar, a partir de janeiro, cerca de 3% para os clientes do mercado regulado e quem o garante é a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Através de um comunicado, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) referiu que ''o preço da tarifa de energia do mercado regulado, foi atualizado, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2023. Esta atualização ocorre num momento em que os mercados de energia são particularmente afetados pelo conflito que decorre entre a Ucrânia e a Rússia'', sendo que ''a tarifa de energia reflete o custo de aquisição de energia do Comercializador de Último Recurso grossista [CURg], sendo uma das componentes que integra o preço final pago pelos consumidores no mercado regulado''.
No comunicado, a entidade referiu que atualizou ''o preço da tarifa de energia do mercado regulado, sobe em mais dois euros por MWh''.
A partir de janeiro 2023, a fatura média mensal para um casal sem filhos (1.º escalão de consumo, consumo 1.610 kWh/ano) aumenta 0,33 euros e para um casal com dois filhos (2.º escalão de consumo, consumo 3.407 kWh/ano) sobe mais 0,70 euros o que para a maioria dos clientes domésticos do mercado regulado, segundo a ERSE, ''representa um aumento de aproximadamente 3% na fatura média mensal de gás natural''.
A aplicação da nova tarifa de energia produz efeitos a partir do próximo domingo, dia 1 de janeiro de 2023.


Partilha Facebook-
28/12/2022 Jornalista: Paulo Silva Reis Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

Sociedade

partilha facebook