Presidenciais 2026: voto antecipado em mobilidade na segunda volta marcado para 1 de fevereiro

O voto antecipado em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 realiza-se no próximo dia 1 de fevereiro, sendo obrigatória a inscrição prévia entre 25 e 29 de janeiro, informou a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A segunda volta das presidenciais será disputada entre António José Seguro e André Ventura, os dois candidatos mais votados na primeira volta do sufrágio para a eleição do Presidente da República.

De acordo com a CNE, os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade deverão inscrever-se através do portal votoantecipado.pt, podendo escolher qualquer mesa de voto disponível no território nacional.

No dia da votação antecipada, os eleitores devem dirigir-se à mesa de voto selecionada no momento da inscrição, fazendo-se acompanhar do respetivo documento de identificação civil.

O local e a secção de voto atribuídos para o dia oficial da eleição podem ser consultados no Portal do Recenseamento Eleitoral, em recenseamento.pt.

A segunda volta das eleições presidenciais decorrerá nos termos da lei eleitoral, sendo eleito Presidente da República o candidato que obtenha a maioria dos votos validamente expressos.

A 2ª volta das eleições presidenciais realiza-se a 08 de fevereiro.

 

Sara Esteves

Foto arquivo


Partilha Facebook-
27/01/2026

Política

partilha facebook