Assembleia Municipal de Boticas aprova Orçamento Municipal para 2026 de quase 20 ME

Foi aprovado, no dia 22 de dezembro, pela Assembleia Municipal de Boticas, o Orçamento Municipal e o Plano de Atividades para 2026. Com um crescimento de 25,25% face ao ano vigente, o executivo camarário contará com o maior orçamento de sempre, de quase 20 milhões de euros.

O maior orçamento municipal de Boticas de sempre ronda os 20 milhões de euros e significa um aumento de mais de 4 milhões de euros face ao de 2025.

Em nota publicada no seu site oficial, a Câmara Municipal de Boticas refere que este orçamento recorde permitirá cumprir “todas as metas estabelecidas pelo município em 2026 e dar continuidade às políticas de investimento, de promoção turística e de coesão social implementadas pela autarquia nos últimos anos, assegurando o crescimento e a sustentabilidade do Município de Boticas”.

Esta autarquia explica ainda que cerca de 12 milhões de euros terão como destino a execução das Grandes Opções do Plano (GOP), setor onde se incluem o Plano Plurianual de Investimentos (PPI) e o Plano de Atividades Municipais (PAM) e que ainda fazem parte os investimentos relativos às áreas da Ação Social, Educação, Saúde, Proteção Civil, Turismo, Desporto, Agricultura e Pecuária, entre outras.

Guilherme Pires, presidente da Câmara Municipal de Boticas, citado pela autarquia, refere que este “reforço orçamental demonstra bem a ambição deste executivo, de continuar a fazer mais e melhor pelo nosso concelho. É um orçamento centrado nas pessoas e nas funções sociais e foi elaborado com base em três princípios: rigor, transparência e prudência”.

O edil botiquense explica ainda que este orçamento tem um “volume significativo de investimento no concelho, sempre com um objetivo de melhorar a qualidade de vida dos botiquenses, promover o reforço da competitividade e da coesão territorial, assegurando sempre o equilíbrio das finanças municipais”.

Tal como em 2025, o Município de Boticas voltará a abdicar, no próximo ano, da totalidade da participação de IRS dos seus munícipes a que tem direito (5%), mantendo ainda a taxa de IMI no valor mínimo e dando continuidade às reduções fixas para os agregados familiares com dependentes a cargo.

Esta sessão de trabalhos da Assembleia Municipal, onde foram analisados e votados outros assuntos, contou com a intervenção de Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso.

Fotos: CM Boticas


Partilha Facebook-
29/12/2025

Sociedade

partilha facebook