Escola de Vidago promove aprendizagem ativa com o exercício nacional “A Terra Treme”

Os alunos do pré-escolar do Jardim de Infância de Vidago e do 1.º ciclo da Escola Básica de Vidago, do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães em Chaves, participaram na quarta-feira, dia 5 de novembro, às 11h05, no exercício nacional “A Terra Treme”, uma iniciativa de sensibilização e preparação para situações de risco sísmico.

O Agrupamento associou-se, mais uma vez, a esta ação de âmbito nacional, que pretende treinar a população para agir de forma rápida e segura em caso de sismo. À hora marcada, soou o alarme de emergência, sinal para que todos, alunos, professores e assistentes, colocassem em prática os três gestos considerados fundamentais de autoproteção: baixar, proteger e aguardar. Durante um minuto, as salas “transformaram-se em pequenos cenários de treino, onde as crianças, orientadas pelos docentes, seguiram cuidadosamente os procedimentos que podem salvar vidas”, disse o Agrupamento através de uma nota enviada.

Depois do sinal de término, indicado pelos professores, a escola promoveu um momento de diálogo e reflexão, adaptado às diferentes idades, sobre como agir antes, durante e após um sismo. “Através de conversas, exemplos práticos e atividades simples, os alunos compreenderam a importância de estarem preparados e de saberem manter a calma em situações de emergência”, lê-se na mesma nota.

Um dos focos do momento formativo “foi também a importância do Kit de Emergência, onde se discutiu, de forma participativa, o que deve fazer parte deste conjunto de materiais essenciais para qualquer família”, explica a Escola. Desde lanternas e água potável a produtos de primeiros socorros, os alunos foram convidados a pensar e a construir, em colaboração com a comunidade educativa, a sua própria lista de itens fundamentais.

A iniciativa revelou-se “uma excelente oportunidade para promover cidadania ativa, responsabilidade e segurança, envolvendo toda a comunidade escolar”.

 

Fotos: DR


Partilha Facebook-
19/11/2025

Sociedade

partilha facebook