Vereadores do PSD em exercício na Câmara de Chaves preocupados com resultados alcançados nas autárquicas

Os vereadores do Partido Social Democrata (PSD), na Câmara Municipal de Chaves, eleitos nas autárquicas de 2021, manifestaram preocupação com os resultados alcançados nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025.

Segundo os três vereadores que terminam agora funções, o eleitorado “afastou-se e as expectativas ficaram muito aquém do desejado”.

Nas eleições autárquicas de 2021, o PSD foi a segunda força política mais votada com 36,43 % (8.674 votos), tendo eleito três vereadores (Francisco Tavares, Carlos Penas e Carlos Afonso). Nas autárquicas de 12 de outubro de 2025, a Coligação Chaves Mais (PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal) obteve 31,44 % (7.666 votos) e elegeu dois vereadores (Marcelo Delgado e Joaquim Tomaz). Em relação a 2021, perderam um vereador para o Partido Socialista que conquistou maioria absoluta. Também nas Juntas de Freguesia, a Coligação Chaves Mais obteve menor percentagem de votos (40,31% - 9.893 votos- 108 mandatos) em relação a 2021 (45,35 % - 10.798 votos – 123). Na Assembleia Municipal obteve menor percentagem de votos (32,20% -7.845 votos- 14 mandatos) em relação a 2021 (37,10 % - 8.799 votos – 16).

Nunca o Partido Social Democrata do concelho, ao longo da sua história, obteve resultados tão fracos. O PSD perdeu mandatos nas Juntas de Freguesia, na Assembleia Municipal e na Câmara Municipal, e os resultados foram significativamente inferiores aos de há quatro anos, alcançados então em circunstâncias bem mais difíceis”, referiram os vereadores Francisco Tavares, Carlos Penas e Carlos Afonso.

Os três sociais democratas indicam possíveis ‘falhas’ na candidatura “para justificar este desaire eleitoral”. “Talvez a falta de envolvimento do PSD mais profundo, que se sentiu afastado das escolhas feitas; talvez um excesso de confiança; talvez a falta de capacidade para ouvir e compreender o que realmente preocupa as pessoas. Mais do que procurar justificações, é tempo de aprender com o que os eleitores disseram nas urnas e de reconstruir a ligação com a comunidade. Só assim a ação política poderá voltar a ser útil e respeitada, e o PSD reencontrar a grandeza de outrora”, referem numa nota enviada onde fizeram uma análise política às eleições autárquicas.

Na última reunião de Câmara, os vereadores do PSD já haviam realizado um balanço do mandato autárquico de 2021-2025 onde assumiram terem cumprido “o dever e a responsabilidade de quem serviu Chaves na oposição” e recordaram as “dificuldades” da candidatura aos órgãos da autarquia em 2021, marcada pela pandemia da Covid-19, onde dizem ter sido “ sentindo muitas dificuldades, num curto espaço de tempo, para proceder à escolha dos candidatos e elaboração das respetivas listas”.

Ao longo dos quatro anos de mandato autárquico, os vereadores eleitos pelo Partido Social Democrata na Câmara Municipal de Chaves, explicam que procuraram “afirmar um projeto assente no desejo de mais e melhor para o concelho. Com dificuldades, afirmámos as nossas diferenças face ao Partido Socialista e mantivemos a nossa coerência e convicções na defesa dos interesses da comunidade flaviense. Ser oposição, no sistema vigente de funcionamento dos órgãos autárquicos, coloca os eleitos numa situação de fragilidade, sem poder executivo efetivo, mas com a obrigação de manifestar a sua apreciação pessoal e política relativamente às propostas apresentadas para aprovação pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, responsabilizando os vereadores da oposição, em minoria, pela correspondente votação”, dizem. “Por vezes, estando de acordo com as propostas apresentadas, votámos favoravelmente, mesmo que em contradição com a orientação do partido que representamos. Noutras situações, votámos contra as propostas do órgão executivo, enfrentando a crítica viva e direta do poder camarário, que se insurgiu contra a nossa atuação”, referem numa nota onde fazem o balanço do mandato no plano social, recursos humanos, urbanismo, acessibilidades, desporto, na cultura e no associativismo e investimentos estruturantes.

 

Sara Esteves

Foto: Carlos Daniel Morais


Partilha Facebook-
20/10/2025

Política

partilha facebook